Helio Alves assume a Secretária de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo de Campo Formoso

Foto: Reprodução / Facebook

O suplente de vereador Hélio Alves, é o novo Secretário de Desenvolvimento Agrário, Econômico e do Turismo de Campo Formoso, ele tomou posse na tarde desta Terça-Feira (12/09/2017) na sede da Prefeitura Municipal de Campo Formoso.

A solenidade de posse foi marcada pela presença da Prefeita Rose Menezes, do Vice Prefeito Ismael, de alguns Vereadores da Bancada do Governo e de alguns Secretários Municipais, alem de amigos, familiares e ex-colegas de trabalho (já que Helio Alves é servidor da Câmara Municipal de Campo Formoso, onde se afasta das funções pra exercer o novo cargo). 

Hélio Alves, tem 37 anos, natural de Campo Formoso, nascido no Povoado de São Tomé. É graduado em Administração Pública pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e atualmente faz especialização em Gestão Pública na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Ele chega com a missão de fomentar algumas áreas do Município, que são bastante carentes de políticas publicas em nossa cidade. Pra se ter uma idéia o único programa em vigor no município é o garantia safra que garante aos Pequenos Agricultores uma quantia de R$ 170,00 (Cento e Setenta Reais) divididos em 5 (cinco) Parcelas, caso o produtor perca sua safra, o programa atende cerca de 6 mil Famílias no Município, o que representa cerca de Um milhão e meio de reais, o programa é do Governo Federal, mas que é gerido pelo Município (Sec. de Desenvolvimento Agrário). Embora o valor pareça alto, ele ainda é insuficiente pra atender as demandas.

Pensando nisso que a Prefeitura pretende lançar nos próximos dias um programa voltado pra área, onde segundo o Secretario terá três pilares para execução, Gestão (onde vai buscar parcerias com entes privados),  Estrutural (que pretende da melhores condições hidrográficas e geográfica, melhorando as aguadas, açudes e barragens, assim também como as estradas para escoamento dos produtos) e Assistência Técnica aos Produtores (que vai levar técnicos, agrônomos, engenheiros ambientais e agrimensores, para darem suporte necessário aos pequenos produtores), o Secretario disse também que serão priorizadas as Regiões do Município onde não tem nenhum suporte, a únicas áreas que tem esse suporte são as Regiões Quilombolas de Lages dos Negros e São Tomé.

Outra área que será bastante exigida do novo secretário é em relação ao turismo, já que a muito tempo se propaga que temos um enorme potencial Turístico, devido nossa riquezas minerais, ecológicas, por conta de nossas Grutas e Cavernas, que ate hoje não foi explorado como se anunciava. Pra isso o Secretario diz que precisa fazer um levantamento criterioso do que temos e do que precisamos, para nos tornamos uma grande força no Turismo de Aventura ou no Ecoturismo, como pretende focar o novo Secretario.

Quando perguntado quais seriam suas principais metas a frente da Secretaria e quanto tempo isso levaria, Helio Alves não titubeou ” Se conseguir aumentar o numero de produtores de alimentos orgânicos, se conseguir o melhoramento genético dos nosso caprinos e ovinos, para que tenhamos maior rendimento, fortalecer o homem do campo, os moradores da Zona Rural e implementar o Ecoturismos de uma forma viável e que gere emprego e renda, ficarei extremamente feliz e satisfeito. Coloco um período de dois anos para que esses projetos sejam implementados e deem frutos”.

Comente usando seu Facebook