Pró-reitor do IFBA visita Campo Formoso para escolher local onde será instalado

O pró-reitor visitou diversos terrenos onde pode ser construído o IFBA.

O Pró Reitor de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Bahia (IFBA), Sr. Anilson Roberto Cerqueira Gomes e o Professor do IFBA Doutor Manoel Marques de Menezes, estiveram visitando Campo Formoso na tarde desta quinta (17).

A visita se deu para que o IFBA possa tomar ciência dos possíveis locais para instalações do Instituto Federal em Campo Formoso e fazer a escolha do mesmo.

Foto: Reprodução / Facebook

 

Uma comitiva formada pelos vereadores André Custodio, João Pedro, Junior Nascimento, pelo Vice-Prefeito Ismael Pereira, pelo Secretario de Finanças Marcondes, a advogada Edilane Miranda e o assessor parlamentar do Deputado Elmar Nascimento (Amaury Nascimento), o assessor parlamentar Cleriston Souza, o ex-prefeito Elmo Nascimento, o arquiteto Antonio Gabriel além de outros representantes da Prefeitura estiveram acompanhando os representantes do IFBA nas visitas aos terrenos.

Foto: Reprodução / Facebook

No total 5 (Cinco) Terrenos foram visitados para a analise da Pró Reitoria, onde 2 (Dois) locais foram ofertados por particulares (Kleber Vieira e José Aloísio), outros 2 (Dois) foram ofertados pela prefeitura de Campo Formoso e um outro foi visitado por indicação de moradores.

Na ocasião o Pró Reitor Anilson Gomes explicou quais os critérios usados pelo IFBA para escolha do Terreno, que deve ter cerca de 50.000 m², rede de água, de esgoto, de energia elétrica e internet, deve ter proximidade com o centro da cidade, fácil acesso, documentação em dias, características do terreno (se é plano, tipo de solo e etc), mas fez questão de ressaltar que diante da dificuldade de encontra um local com todas essas características, o terreno que mais se aproximar das exigências elencadas, será o escolhido.

Segundo Ele o aporte financeiro para construção do primeiro modulo, no valor de R$ 1.600.000,00 (Um milhão e seiscentos mil reais) já está disponível na conta do Instituto, salientou que esse primeiro modulo é apenas uma parte do que virar a ser o IFBA em Campo Formoso, já que as instalações que o Campus pretendem alcançar no futuro, pode chegar a custar em torno de R$ 15.000.000,00 (Quinze milhões de reais).

Após essas visitas, os tramites legais ficam por conta da Reitoria de Desenvolvimento Institucional e todo seu corpo técnico, que vai analisar todos os terrenos ofertados e em seguida indicar qual foi o escolhido. Apesar de não ter dado um prazo para o inicio das obras, o Pró Reitor salientou que pretende concluir o mais rápido possível, para logo em seguida lançar o processo licitatório ainda esse ano, para que as obras sejam iniciadas no inicio do ano que vem. Segundo informou.

O Professor Anilson Gomes ainda explicou que o IFBA ao contrario do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) que são as antigas escolas Agrotécnicas, que tem uma unidade em Senhor do Bonfim e é voltada para a área agrícola, o IFBA (antigo CEFET-BA) tem suas atividades voltadas para a Industria e Serviços em sua grande maioria.

Os cursos a serem ofertados em Campo Formoso ainda não foram definidos, mas o fato é que serão instalados cursos que atendam as demandas locais, já que é de praxe em todas as unidades do Instituto não fugir disso.

Algumas instalações foram visitadas também pelos representantes da Instituição, para que possam servir de sedes temporárias aos alunos do “Médio Tec”, já que se pretende iniciar o funcionamento do Instituto, antes mesmo da finalização do primeiro modulo de sua sede própria.

Foi explicado que logo após a construção do primeiro modulo (que já tem recursos garantidos), a tendência é que em suas instalações funcionem 3 (três) Cursos, que devem atender a principio de 400 a 500 alunos e ao final da construção total de todos os módulos, passe a atender cerca de 1200 a 1500 alunos em todo campus.

Comente usando seu Facebook