URGENTE: Desdobramento da Operação Lava Jato tem alvos em Campo Formoso

Na manhã desta Terça (04), os Campoformosenses foram surpreendidos com a notícia que Operação Lava Jato chegava a Campo Formoso, através da Operação Marakata, desdobramento da Operação Câmbio Desligo.

 

Foto: Foto: Polícia Federal cumpre mandado de prisão em Campo Formoso

Essa operação teve 5 (cinco) mandados de prisão, 3 (três) deles na cidade do Rio de Janeiro e outros 2 (dois) em Campo Formoso. O Ministério Público Federal (MPF) e a Receita Federal investigam um possível esquema de evasão de divisas, sonegação fiscal envolvendo pedras preciosas de uma empresa que movimentou R$ 44 milhões no banco paralelo do doleiro Dario Messer, conhecido como Doleiro dos Doleiros, que segue foragido.

As investigações têm como base as delações de Vinícius Claret, conhecido como Juca Bala, e Cláudio Fernando Barbosa, o Tony. Esses doleiros foram presos no Uruguai acusados de participar do esquema de corrupção do Ex-Governador Sergio Cabral.

 

Foto: Polícia Federal cumpre mandado de prisão em Campo Formoso

 A empresa Comércio de Pedras O S Ledo LTDA exporta pedras preciosas, principalmente esmeraldas, para países como Índia e China. De acordo com o MPF, a companhia compra as pedras na cidade de Campo Formoso, no interior da Bahia. A Comercio de Pedras O S Ledo LTDA movimentou cerca de R$ 44 milhões de reais segundo a Receita Federal.

Em Campo Formoso foram executados 6 (seis) mandados de Busca e Apreensão e 2 (dois) mandados de Prisão, mas foi cumprido apenas 1 (um), contra Jilvá da Silva Diniz, o outro mandado de prisão não foi cumprido, já que o outro investigado não foi encontrado e não teve sua identidade revelada.

 

Foto: Jilvá da Silva Diniz

Isso causou um alvoroço por completo na cidade, muitas mensagens e fotos foram divulgadas em grupos de WhatsApp.

Essa operação de hoje, fez muita gente em Campo Formoso, reviver um pesadelo, quando outra operação da Policia Federal em 2012, a Operação Beryllos, que teve 24 mandados de prisão temporária e 32 mandados de busca e apreensão expedidos, sendo a maioria desses mandados em Campo Formoso. Calcula-se que a época mais de 2 (duas) toneladas de Pedras Preciosas foram apreendidas.

Segundo os investigadores, esta operação não possui relação direta com políticos ou outros agentes públicos.

 

Comente usando seu Facebook