V Feira de Caprinos e Ovinos pretende reunir expositores de toda região

A caprinovinocultura é um dos setores que cresce significativamente em Juazeiro e faz com que a economia regional aumente a cada dia. A atividade é evidenciada anualmente durante a realização das feiras de caprinos e ovinos dos distritos de Juazeiro – eventos que reúnem animais das mais variadas raças.  A Prefeitura de Juazeiro (através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária – ADEAP) e a Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Juremal (ADESJUL) realizam entre os dias 26 e 28 de abril, a V Feira de Caprinos e Ovinos do distrito de Juremal.

Parte integrante do calendário de eventos agrários da região, a feira atrai empresários da área gastronômica, donos de frigoríficos, comerciantes de carnes e futuros criadores, cuja meta é fazer com que a comercialização ocorra diretamente com os produtores. Além de promover oportunidades de negócios e de transferência de tecnologias e conhecimentos, o evento propicia a divulgação das atividades culturais e econômicas local.

Para o diretor de pecuária da ADEAP, José Wilson Chaves (Chaveco), o evento promove a integração entre as comunidades, “possibilita a troca de experiência e aumento da autoestima dos produtores, além da comercialização e da abertura de contatos para futuros negócios, com isso ocorre conquista de novos mercados”, observou.

A organização aguarda para esse ano a participação de 40 expositores, com aproximadamente 300 animais entre caprinos e ovinos e um público de cerca de 6 mil pessoas durante os três dias de evento. Apresentações culturais, palestras, concursos, torneio leiteiro, torneio de pista, exposições, comercialização dos produtos da culinária local e serviços voltados ao setor.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária Tiano Felix, as feiras têm contribuído de maneira positiva com a caprinovinocultura de Juazeiro, “desde a comercialização, aumento da autoestima do produtor, melhoramento genético, inserção dos jovens na atividade, como também, evidenciando o potencial econômico dos referidos distritos”, destacou.

O evento conta com a parceria da ADAB, Sebrae, IRPAA, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro, Banco do Nordeste, Cesol Sertão do São Francisco, UNEB, Polícia Militar da Bahia, Governo Federal, ADAC, COOAFJUR, ACAC e Univasf.

Programação

Sexta–feira (26/04)

16h – Abertura do parque para a chegada dos animais

18h – Acolhida dos expositores

18h30 – Apresentação cultural – Roda de São Gonçalo

20h30 – Inscrição das cabras que irão participar do Torneio Leiteiro, em seguida esgotamento dos úberes das mesmas

20h às 23h30 – Som mecânico

Sábado (27/04)

7h – Abertura do parque para recepção dos animais

8h30 – 1ª Ordenha do Torneio Leiteiro

8h às 22h – Exposição de animais e de trabalhos tecnológicos; comercialização de artesanatos, produtos da culinária local e outros produtos afins

14h às 17h – Show musical – Voz e violão – Paulo Cesar Oliveira

17h – Apresentação cultural – Grupo Acalanto de Juremal

17h30 – Ato solene

20h à 1h – Show musical – Jó do Acordeom

20h30 – 2ª Ordenha do Torneio Leiteiro

Obs.: O encerramento do sábado ocorrerá à 1h

Domingo – (28/04)

7h – Abertura do Parque para visitação

8h às 13h – Entrega do Cadastro Ambiental Rural CEFIR – Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Juazeiro

8h30 – 3ª Ordenha do Torneio Leiteiro

8h às 9h30 – Inscrição dos animais que irão participar do Torneio de Pista

9h30 às 12h – Julgamento do Torneio de Pista dos animais e entrega da premiação

12h às 15h – Show musical – Voz e violão – Quel Barreto

13h – Entrega de brindes

15h às 19h – Show musical – Edinho e Banda

 

Comente usando seu Facebook